Tchoukball
- Gabriel Garcia Borges Cardoso
- 7 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
O Tchoukball foi criado na década de 1960, pelo médico Hermann Brandt, em Genebra (SuÃça). O motivo principal para a criação desse esporte foi a constatação de que um grande número de atletas se lesionavam durante a prática esportiva, seja por contato agressivo entre jogadores, seja por movimentos que não são adaptados à fisiologia humana. Assim, Brandt teve o intuito de criar um esporte em que as chances de lesões seriam mÃnimas.

O Tchoukball é um esporte coletivo, jogado entre duas equipes com 7 jogadores cada, em uma quadra de 25 metros de comprimento por 15 metros de largura. Em cada extremidade da quadra encontra-se um quadro (semelhante a um trampolim, com inclinação de 55°) de 1m². A duração do jogo é de, normalmente, 3 tempos de 15 minutos.
O objetivo da equipe atacante, ou seja, equipe com a posse de bola, é fazer com que a bola rebata em um dos quadros (não existe divisão de quadras por equipe) para que ela caia na quadra, fora de uma área restritiva (um semicÃrculo de 3m de raio). Outra caracterÃstica dessa modalidade é o deslocamento da bola, entre jogadores, ser totalmente aéreo.

Como o principal motivo da criação do Tchoukball foi a intenção de se pensar um esporte com as mÃnimas possibilidades de lesão entre os atletas, existem algumas regras centrais nessa modalidade:
Para arremessar no quadro é permitido até três passes para cada equipe, e cada jogador poderá dar até três passos com a bola;
Assim como no Handebol, o arremesso deve acontecer fora da área restritiva;
Durante o ataque, é proibido qualquer tentativa de interceptação da bola, ou tentativa de atrapalhar o adversário.
Neste sentido, todo ato de perturbação ou obstrução de jogo é proibido. O jogador seja no ataque, seja na defesa, pode desenvolver quase todos os movimentos possÃveis sem temer ser impedido intencionalmente ou involuntariamente pelo adversário.
Referências:
A História do Tchoukball. DisponÃvel em: http://www.tchoukball.esp.br/page.php?tipo=11
Tchoukball: Como se Joga? DisponÃvel em: http://www.tchoukball.esp.br/page.php?tipo=13