Roll Ball
- Gabriel Garcia Borges Cardoso

- 19 de out.
- 4 min de leitura
O Roll Ball, conforme apresentado em seu livro oficial de regras, é um jogo dinâmico, disputado por duas equipes. O esporte foi concebido e inventado por Raju R. Dabhade, em Pune, na Índia, e sua regulamentação é supervisionada e publicada pela International Roll Ball Federation (IRBF).
De forma geral, o Roll Ball é um esporte sobre patins que mistura elementos do basquete, handebol e throwball. Cada equipe tem doze jogadores, com seis em quadra por vez. O objetivo é simples: marcar mais gols que o adversário antes do tempo acabar. A regra principal exige que os jogadores quiquem a bola no chão repetidamente ao segurá-la para passar ou se deslocar.
Estrutura da Equipe e Dinâmica Fundamental
Cada equipe de Roll Ball é composta por 12 (doze) jogadores, sendo 6 (seis) em campo e 6 (seis) na reserva. Um jogo pode ser iniciado com um mínimo de quatro jogadores por equipe em campo. Os jogos possuem duração de acordo com a idade dos jogadores:
Acima de 17 anos: dois tempos de 25 minutos com intervalo de 10 minutos;
Sub-17: dois tempos de 15 minutos com intervalo de 5 minutos;
Sub-14: dois tempos de 10 minutos com intervalo de 2 minutos;
Sub-11: dois tempos de 7 minutos com intervalo de 2 minutos;
Uma característica central do jogo é o movimento da bola: ela é segurada com as mãos (simples ou duplas) e deve ser rebatida repetidamente no chão (driblada) ao ser passada para outros jogadores ou enquanto se desloca pela quadra. O movimento da bola é permitido por passe, arremesso, toque ou drible, em qualquer direção e em qualquer lugar da quadra. O contato acidental com a bola usando a perna ou o pé não é considerado uma violação. Uma vez que a posse da bola é perdida ou um arremesso a gol é realizado e a bola sai da quadra, o controle da equipe é interrompido.
Equipamentos e Quadra de Jogo
Para a prática do Roll Ball, os jogadores devem utilizar patins in-line (sem travas) ou patins de gelo para partidas disputadas em superfície de gelo (Ice Roll Ball).
Equipamentos de segurança são obrigatórios, incluindo capacetes e joelheiras para todos os jogadores, enquanto o goleiro deve usar capacete com viseira, protetor de peito, suspensório/protetor abdominal e caneleiras.
Os uniformes consistem em camisas numeradas (de 1 a 15, incluindo a camisa do goleiro) e shorts, com números impressos na frente, atrás e na lateral esquerda do short. O goleiro deve usar a mesma cor de camisa da equipe e deve usar mangas compridas com suporte acolchoado no cotovelo e ombros.
A quadra de jogo deve ser uma superfície retangular, plana e dura, podendo ser de concreto, asfalto, madeira (para competições de verão) ou gelo (para competições de inverno). As dimensões da quadra variam conforme a categoria. Para os grupos Mini e Sub-Junior, as dimensões máximas são 28x15 metros e mínimas de 25x12 metros. Para os grupos Junior e Senior, as dimensões máximas são 40x20 metros e mínimas de 35x15 metros. As balizas (postes de gol) possuem dimensões específicas: para as equipes Junior e Senior, a altura é de 2,00m e a largura de 2,25m; para as equipes Mini e Sub-Junior, a altura é de 1,75m e a largura de 2,00m. A bola utilizada também possui especificações por faixa etária (por exemplo, Sênior usa a bola nº 7, com peso entre 570g e 650g).
Marcação de Pontos e Faltas
Um gol é validado quando uma bola viva cruza completamente a linha de base e entra na meta. Cada gol conta como um ponto. Após um gol bem-sucedido, o jogo será reiniciado pelo lado do canto direito da quadra. O goleiro tem a responsabilidade de defender o gol e pode segurar a bola por no máximo 10 segundos dentro da área 'D'.
O conceito de falta no Roll Ball abrange o contato pessoal ilegal ou o comportamento antidesportivo, resultando em penalização. As faltas pessoais incluem ações como empurrar (com cotovelo, quadril, cabeça, mão, perna), bloquear, puxar, uso ilegal da perna (chutar ou bloquear a bola ilegalmente) e segurar.
Um jogador que cometer três faltas pessoais em uma única partida será expulso da quadra, embora a equipe possa substituir o jogador na próxima partida do torneio. Caso o mesmo jogador cometa três faltas pessoais em mais de uma partida do torneio, ele não estará elegível para jogar mais nenhuma partida naquele torneio.
Faltas duplas (envolvendo dois jogadores adversários simultaneamente) e faltas técnicas (como desrespeitar avisos oficiais ou causar distúrbios) também são puníveis.
Penalidades e Disciplina
Penalidades podem ser concedidas, por exemplo, em caso de defesa ou obstrução de um atacante com vantagem de marcar um gol, ou no quinto e subsequentes faltas da equipe.
O árbitro pode usar um Cartão Amarelo para advertir um jogador ou oficial por conduta inapropriada e, se a infração se repetir, mostrará um Cartão Amarelo seguido imediatamente por um Cartão Vermelho, que resulta na expulsão do jogador da partida. O Cartão Vermelho direto é reservado para faltas graves.
O código disciplinar e de conduta para jogadores e oficiais é rigoroso. Violações graves, como conduta violenta, críticas à decisão do árbitro ou gestos antidesportivos, levam à desqualificação do jogador e suspensão do campeonato seguinte ou multa. A participação em competições não autorizadas pelo órgão regulador resulta em suspensão e multa para a equipe.
Em reconhecimento ao crescimento do esporte, o Recorde Mundial do Guinness para a maior aula de Roll Ball (309 participantes) foi alcançado pela Roll Ball Federation of India e IRBF em Karnataka, Índia, em 18 de maio de 2018.
Referências:
INTERNATIONAL ROLL BALL FEDERATION (IRBF). Roll Ball Official Playing Game Rule Book (C). 5. ed. Pune: International Roll Ball Federation (IRBF), 2021.







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